Há 493 anos o mundo era muito diferente, você deve imaginar.
Pra você ter ideia, o Brasil tinha acabado de ser achado pelos portugueses!
Era o ano de 1517. E longe daqui, na Alemanha, o monge Martinho Lutero marcou uma mudança possivelmente ainda maior do que o descobrimento de um país.
Ao estudar a Bíblia, Lutero encontrou várias ideias que a Igreja (Católica) pregava e eram contrárias ao que as Escrituras ensinavam. Por causa disso, ele fixou na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg suas 95 teses de contestação da doutrina católica, em 31 de outubro de 1517. Este fato ficou marcado como o início da Reforma Protestante.
Lutero contestava, entre outras coisas, a venda de indulgências - perdão dos pecados, a existência de bordéis exclusivos para membros da Igreja e o entendimento de que apenas o Papa (!) podia interpretar as Escrituras. Assim, ele sugeria uma discussão desses e outros pontos. Rapidamente o pensamento dele foi reproduzido. Em duas semanas pela Alemanha e, após só dois meses, para toda a Europa!
Lutero acabou rompendo com a Igreja, pois não aceitou voltar atrás como o Papa Leão X exigiu. Ele foi considerado herege e excomungado em 1521. Por causa disso, ele foi exilado no castelo de Wartburg, em Eisenach na Alemanha, onde ficou cerca de um ano. Durante este período, ele trabalhou na tradução da Bíblia para o alemão. Como resultado do seu trabalho, em setembro de 1522 foi impresso o primeiro Novo Testamento na sua língua.
Essa Reforma foi transformadora e fundamental para o surgimento e fortalecimento da "nova" igreja, denominada Protestante. O que passou a orientar a fé para esses não seria mais a exigência feita por homens para seus próprios benefícios, mas o Evangelho da graça, que nos dá o perdão pelo sacrifício de Jesus.
"Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie." Efésios 2:8-9
Nossa, texto muito legal!!! xDD
ResponderExcluirÉ muito saber que Deus levantou um grande homem para dar o início ao que hoje nós vivemos como cristãos. Dessa forma, é um grande motivo de comemoração , sim!
Viva a Reforma Protestante!! \o/\o/